terça-feira, 14 de junho de 2011

O ultimo review deste pedal deixei para o meu amigo Vino Ferrari, que também estará escrevendo reviews para o Blog Toca dos Efeitos http://tocadosefeitos.blogspot.com





Pedal FIRE OVERDRIVE

O pedal: A Fire faz e divulga este pedal como um overdrive com a finalidade de emulação de drive de válvula.

Sempre que falamos de drive de amplificador valvulado temos em mente a quantidade absurda de harmônicos pares que esse tipo de máquina gera, da compressão natural e do sustain que só tubes podem gerar.E olha a boa notícia: Ele realmente emula o drive dos bons e velhos combos Marshall da época de Ouro da marca!!!!

Esse tipo de circuito stomp é feito para "lembrar" timbres vintages de amplificadores com canais Normal e Bright. Seguindo essa idéia de "normal & bright", o pedal também possui 2 modos:

- "LowPass" - modo mais transparente, com maior headroom e pronto para ser usado como booster.
- "HiPass" - modo com reforço na região médio-agudo, com maior extensão de drive e uma mão na roda para atravessar melhor a mix da banda.

Controles:

- Tone - Me parece atuar apenas nas regiões agudas e médio-agudas. Tendo uma extensão bem útil para adequar o nível com diferentes guitarras e captações.

-Gain - Controle o nível do ganho da máquina bem abragente, podendo ir de um booster limpo até drives bem mais encorpados.

-Vol - Volume [!!]. Aqui um ponto interessante. O F!re oferece MUITO volume. Chuto que ele pode chegar em 22, 25 dbs facilmente [não encontrei informações mais precisas no manual.]. E o que isso quer dizer? Que tu pode ter um grande booster limpo a tua disposição, seja empurrando um outro drive ou o sinal final da guitarra.

- Ponto muito legal: o pedal é true bypass, como seria de esperar, usando chave 3PDT.

Quanto ao som do F!re:

Se eu pudesse descrever em algumas palavras: Rico, Transparente e Versátil.
Rico, com harmônicos e gordura que realmente faz maravilhas em um bom amplificador valvulado.
Transparente por respeitar e manter as características do instrumento e do amplificador plugado. E versátil por poder atuar como booster, adicionando MUITO volume [levando em consideração que se trata de um overdrive, é muito volume!], possibilidade de equalização nas faixas mais altas e inserir leves camadas de overdrive.
O arsenal de possibilidades sonoras que o pedal oferece é muito legal. Usando como drive principal ou como booster, não importa, ele vai mostrar a cara e fazer bonito. A transparência e a resposta dinâmica são excelentes, dando total controle da situação. Pegue leve na mão direita, e o F!re vai limpar, palhete mais forte, ele vai latir. Volte o vol da guita e ele vai limpar completamente, mantendo um excelente nível de volume.

Na hora do 'pega-pra-capá':

Levei apenas o F!re e meu Boss DM-2 para o ensaio da minha banda de blues.

Usando minha Fender Telecaster e um amplificador Fender SS de apenas 15W, setei no modo HiPass, com o volume bem aberto, tone fechado em 9 horas e gain por volta de 13 horas.

Trabalhei a noite toda com os controles da guitarra para ter o nível de ganho e volume que eu queria.

E o pedal se comportou muito além do esperado!!! Me ofereceu volume suficiente e equalização na medida para aparecer na mix do ensaio [banda de dois guitarristas] mesmo usando um amplificador SS de apenas 15W.

Os harmônicos, o drive aveludado e o sustain\gordura que eu julgava serem méritos dos meus amplifcadores all tube, mostraram sua cara no pequeno Fender também. PONTOS PARA O F!RE!!

Mesmo eu sendo um fã [e adepto] de Fuzzes, o F!re encontrou um lugar de destaque na minha board, entre o Fuzz Face e o Catalyst.

Nenhum comentário:

Postar um comentário